Arquivo do blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

A PESCA MARAVILHOSA

  Podemos comparar pescaria c/ anzol com a evangelização pessoal e também pescaria com rede que é evangelização em massa.

  As vezes um fracasso pode se tornar um degrau para um grande sucesso.

  Jesus chama homens ocupados: Moisés (ovelhas do sogro); Amós (boiadeiro); Gideão (trigo); Samuel (porteiro na casa do Senhor); Davi (ovelhas); Neemias (copeiro); Pedro, André, Tiago e João (pescadores); Mateus (Coletor) e etc. 


  O que é uma Rede? Punhado de furos amarrados uns aos outros. Não é nada importante. Exatamente o que somos, mas se ajuntarmos muitas pessoas nada importantes, elas se tornam poderosas.

Leitura Lc 5.1-11 (Mt 4.18-22 e Mc 1.16-20)
Fracasso (trabalhado a noite toda, nada apanhamos) -  Fé (Mas sob a tua palavra lançarei as redes) - Sucesso. (Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes)
O que nos chama atenção e que destacamos no texto:

Lago de Genesaré = “mar da Galiléia”. 20km x 12km. Cerca de 4.000 barquinhos

  - Dois barcos. Jesus não o invadiu, mas solicitou (E.S. Ap. 3.20) que o mesmo fosse afastado da terra (porto seguro) com o intuito de usá-lo e usou. (Hoje mar de gente no planeta Terra, Jesus Cristo anda solicitando vidas para usá-las em prol dos peixes que são as almas sedentas por salvação).

  - Quem lança a rede do Evangelho por conta própria ou esforço próprio só recolherá a mesma, vazia e carregada de desânimo e decepções.

  - Esforço próprio é como malhar em ferros frios, as almas não são atraídas para Cristo e sim para o pescador. (Evangelho de conveniência = redes vazias).

  - Experientes, talentosos e capacitados, estratégicos, mas... nada apanharam. FRUSTRAÇÃO TOTAL. 


Lave as Redes - Qualquer rede, por boa que seja, vai catar entulhos. Se você não lavar a rede, eis o que vai acontecer:

  Deus não gosta de sujeira. Pessoas que acumulam coisas velhas atraem para si pobreza. Prosperidade virá se houver espaço. É preciso abrir mão do velho para atrair o novo.

  1. Ela vai passar mau cheiro para o seu barco. A rede pega peixes mortos, algas e barro do fundo do mar ou do rio – logo, todas essas coisas são trazidas para dentro do barco.

  2. As cordas vão apodrecer. Se você permitir que imundícies emporcalhem sua rede, ela finalmente vai apodrecer e se esfiapar.

  3. O trabalho vai ficar mais difícil. A rede é feita para ser quase que invisível e para escorregar livremente dentro da água.

  4. Ela vai espantar os peixes pois eles podem ver a sujeira na rede até de longe.


ATITUDES DOS PESCADORES EM RELAÇÃO AO FRACASSO

1. Desceram do Barco v.2

  O barco = centro da vontade de Deus. (Jonas).

  Descer = sair da direção de Deus, abandonar a igreja, destino profético. 

2. Lavavam as suas redes v.2

  Redes = talento, a capacidade, as promessas, os projetos que Deus colocou dentro de nós. 

 

ATITUDES DE JESUS EM RELAÇÃO AOS PESCADORES

  1. Jesus os observou v.2

  Nada ofusca sua visão, nem mesmo uma multidão. Olhos de fogo. (Ap) Ele enxergou o problema e mas também a  solução.

  1. Jesus entrou no barco

  Razão do fracasso: Jesus não estar no barco.

Ao deixar Jesus entrar no barco, Simão teve a oportunidade de:

  -obedecer a Jesus, que direcionou para onde o barco deveria ir;

  -aprender de Jesus, que estava pregando e ensinando do barco às multidões.

  Muitas pessoas querem que Jesus entre em seu barco somente para acalmar as tempestades. Não querem obedecer nem aprender.  

  1. Jesus ensinava a multidão do barco v.2 (ensinar, curar, pregar)

  Antes do milagre material, Jesus cuidou das coisas espirituais do Pai, alimentando suas almas. Jesus nunca começará uma obra pelas coisas terrestres, mas pelas espirituais


OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR

  1 – Faze-te ao mar alto v.4

  Jesus poderia muito bem realizar o milagre de onde eles estavam, mas por que Jesus ordenou que eles fossem para o meio do mar?

  - No meio do mar não havia beira da praia e nem multidão, era só Jesus e os pescadores.

Jesus queria intimidade e profundidade no relacionamento

  Precisamos nos afastar da beira da praia e ir para o meio do mar, necessitamos entrar em um relacionamento mais profundo com Deus, chega de distrações fúteis, é tempo de buscarmos a boa, perfeita e agradável vontade Deus.


  2 – Lançai as vossas redes v.4

  Ficar apenas desanimado não resolve. É preciso reavaliar e começar tudo de novo. 

  Todas as circunstancias eram contrarias, era dia (se pesca a noite), o cansaço era evidente, e Jesus era um carpinteiro, obviamente que para alguns pescadores Jesus não sabia nada de pescaria.

  Aprendamos uma lição: Podemos ter controle sobre o barco e sobre a rede, mas quem tem poder sobre o mar e sobre os peixes é Jesus. 


  3. Sobre a tua palavra lançarei a rede v.5

  Pedro nos transmite uma lição muito grande, mesmo sendo um mestre da pescaria, ele foi humilde (o que as vezes nos falta) e confiou na palavra de Jesus. (Aprendei de mim...)

Naamã, por pouco não perdeu a benção. 


  4.  Fizeram sinal aos outros companheiros

  Deus quer nos abençoar para sermos abençoadores, chega de egocentrismo e querer tudo apenas para nós.


  Ouse, converse com o E.S. Acredite. Lance suas redes. Não saia de casa com a arma descarregada.


  Grandes marcas ou empresas começam a perder terreno se REINVENTAM, dão a volta por cima, se reestruturam, investem em marketing. NÓS NOS ACOSTUMAMOS nossas igrejas vazias. Chega. Peçamos perdão e vamos pescar. (Minha casa se encha...)


  Quando aceitamos Jesus devemos deixar algo para trás 

  João Wesley sempre dizia para seus pregadores: “vocês têm um negócio para fazer, apenas um: ganhar almas”.