Arquivo do blog

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

LAR DE PAZ

1ª  - Semana:
Tema:             O Propósito de Deus Para a Família (I)
Texto:             Gênesis 1: 26-28
1. Manifestar o Governo de Deus sobre a Terra - “e que eles governem...”
            Assim como o Senhor governa nos céus, os seres humanos foram criados para governar sobre a terra. A família deve ser uma estrutura que, revele a grandeza e o governo de Deus sobre a terra.
            O propósito do diabo, é fazer com que a família, se desestruture e não cumpra o plano de Deus.
            Através dos relacionamentos, do amor de seus membros, do respeito por parte dos filhos e do convívio saudável dos pais, a família, manifesta o padrão de Deus para toda a sociedade. A Família deve ser o principal referencial para a sociedade.
2. Ser Abundante em Todas as Áreas - “Sejam Férteis”
            No dicionário, a palavra “fértil”, significa: “que pode gerar; apto para a reprodução; que reproduz muito e com facilidade; produtivo; rico; abundante; feraz”. Deus criou a família para ser um lugar de fertilidade, de produtividade e de vida abundante.
            A Família tem em Deus, a capacidade de gerar com excelência.
            A Família, que tem a bênção de Deus, em Jesus, é produtiva e conquistadora.
3. Dominar Sobre Tudo e Em Tudo - “encham a terra e a DOMINEM”
            Deus, ao criar a família, a capacitou e a comissionou para dominar sobre a terra. Deus, não quer que a família fique sujeita as circunstâncias e adversidades, Ele a fez para ser dominadora em todas as áreas da sociedade. Nem tampouco, a fez para ser dominada pelo diabo; não, em Jesus, sua família é livre e tem autoridade sobre o diabo e seu reino.
            Entregue o comando de sua família ao Senhor Jesus, e viva o padrão de Deus para ela.

2ª - Semana:
Tema:             O Propósito de Deus Para a Família (II)
Texto:             Gênesis 12: 1-3
1. Ele a Fez Para desfrutar de Sua Bênção - “Eu o abençoarei...”
            Ao chamar Abraão, Deus, lhe faz uma promessa: “vou te abençoar.” Creia! Está no coração de Deus abençoar sua família! Ele é o Deus de toda a bênção. A sua bênção descansaria sobre a vida e, sobre a família de Abraão.
            Deus quer que a tua família, desfrute de suas bênçãos. Ter a bênção de Deus em sua casa faz toda a diferença.
2. Ele deseja que a Tua Família Seja um Referencial para outras Famílias - “engrandecerei seu nome...”
            A palavra “engrandecer”, também tem a idéia de: “Tornar grande; tornar-se poderoso; enobrecer; elevar em dignidade; louvar; exaltar”. Essa era a vontade de Deus para Abraão e sua família. Essa é a vontade de Deus para você e sua família. Todos olhariam para Abraão e para sua família, e saberiam que a bênção do Senhor estava sobre eles.
            Deus quer te abençoar e tua família, Ele quer ela seja o padrão dEle no meio em que você está.
3. Ele Quer Ser o Guardião de Tua Família - “abençoarei quem te abençoar; amaldiçoarei quem te amaldiçoar...”
            O Senhor estava assumindo um compromisso com Abraão de ser o seu guardião, seu protetor e seu Deus. Deus, através de Jesus, quer guardar a tua vida e a vida de tua família. Confia ao Senhor tua vida e a vida de tua família.

3ª - Semana:
Tema:             Uma Família Comprometida Com Deus
Texto:             Josué 24: 14,15
1. Serve a Deus em Verdade e Sinceridade -
            Josué estava declarando ao povo de Israel que ele e sua casa jamais deixariam de servir ao Senhor. No meio de um povo que, constantemente, se desviava do Seu Deus, Josué, declara que sua decisão é pelo Senhor seu Deus.
            No Meio de uma sociedade que, troca o Senhor por falsos deuses e, por tantas outras coisas, é necessário que você decida pelo Senhor. Decida que você, e sua casa, viverão para ele.
2. Lança Fora a Falsidade e as Imitações - “Lancem fora os deuses... a que seus antepassados serviram, e sirvam ao Senhor somente”.
            Israel e Josué estavam cercados por povos idólatras. Deus convoca Seu povo, Israel, para servir e adorar somente a Ele. Uma pessoa que se compromete com outra, através do casamento, deve ser fiel à pessoa com quem se casou. Da mesma forma Deus exige fidelidade daqueles que se comprometem com Ele.
            Quando alguém se compromete de fato com Deus, Ele se mantém fiel.
            Para viver as promessas de Deus, é preciso estar comprometido com Ele através de uma aliança com Jesus.
            Decida hoje, assumir, de fato, um compromisso com o Senhor Jesus, entregando a ele tua vida e a vida de todos os membros de tua casa.

4ª - Semana:
Tema:             Uma Família Abençoada
Texto:             Salmos 128
1. Anda e Vive com Deus - “Feliz aquele que teme ao Senhor, que vive por seus caminhos”
            O Salmista declara que o segredo para se ter uma vida feliz e abençoada por Deus, consiste em se viver de acordo com Sua vontade. Uma pessoa que vive para fazer a vontade de Deus experimenta de Suas bênçãos.
            A felicidade não está no quanto se ganha, ou no quanto se tem. A verdadeira felicidade está em se temer ao Senhor e viver de acordo com Sua Palavra.
2. Desfruta da Provisão e da Bênção de Deus - “Você comerá do que suas mãos tiverem produzido; será feliz e prospero.
            A obediência e o temor do Senhor são princípios fundamentais para que você e sua família desfrutem da bênção e da provisão de Deus. Debaixo desses princípios, o trabalho se torna prazeroso e a provisão uma certeza para sua vida e a de sua família.
            Sua esposa e seus filhos são a certeza de que Deus é o Senhor de sua família. A esposa é como videira frutífera e fonte de prazer para seu marido; já que a videira representa, não somente frutificação, mas também o prazer nupcial e a alegria da festividade.
            Os filhos, “como rebentos da oliveira”, são a esperança e a promessa do futuro.
            Receba a bênção do Senhor em sua vida e em sua família. Entregue sua vida ao Senhor e receba dEle a bênção!

5ª - Semana:
Tema:             Como Ter a Bênção de Deus em Minha Casa
Texto:             João 2:1-12
1. Tendo Jesus em Sua Casa - “houve um casamento em Caná da Galileia... Jesus e os discípulos também haviam sido convidados para o casamento”.
            O segredo de se viver milagres, consiste no fato de se ter a Jesus como o membro principal de nossa família. Jesus foi convidado para esse casamento.
            Convide a Jesus para fazer parte integral de sua vida e da vida de sua família.
2. Obedecendo a Ele em Tudo - “Sua mãe disse aos servos: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.
            Aí está o segredo de se viver milagres em meio às crises da vida, fazer tudo como o Senhor lhe disser. A obediência à Palavra de Deus gera a bênção sobre sua vida e sobre sua casa.
            O vinho, que representava alegria havia acabado, e com isso a festa também acabaria, mas Jesus estava ali. Ao seu comando, o milagre se fez e a água foi transformada em vinho de excelentíssima qualidade.
            O senhor quer trazer a alegria e a provisão do milagre para dentro de sua casa. Faça uma aliança com Jesus e receba seu milagre em sua vida e na vida de seus familiares.

6ª - Semana:
Tema:             A Ressurreição da Família
Texto:             João 11:1-3    
1. Chame por Jesus na Hora da Adversidade - “Então as irmãs de Lázaro enviaram uma mensagem até Jesus: 'Senhor, o homem que você ama está doente'”.
            Jesus era amigo íntimo de Lázaro e de suas irmãs. Ele sempre se hospedava em sua casa. Ele os amava, portanto, quando Lázaro adoece, suas irmãs mandam uma mensagem para Jesus. Jesus se detém um pouco mais, mas depois se põe a caminho em direção a Betânia. Suas irmãs sabiam que Ele poderia e faria algo por seu amigo.
            Na hora da adversidade, não exite em clamar por Jesus. É claro que, amigos íntimos, tem um privilégio maior. Seja um amigo íntimo de Jesus. O segredo de viver a ressurreição de sua família está em ser íntimo de Jesus.
            Essa família estava morta! Já não tinham mais seus pais e, agora seu irmão também morre. Por isso clamam a Jesus. Ele é a esperança de ressurreição.
2. Deposite Sua confiança Nele - “Eu sou a ressurreição e a vida! Quem deposita a confiança em mim viverá, ainda que morra; e quem vive e confia em mim, jamais morrerá. VOCÊ CRÊ NISSO”?
            Para as irmãs de Lázaro, era um grande desafio crer que seu irmão seria ressuscitado de imediato, por Jesus.
            Marta, disse que cria que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Essa é a chave para se viver milagres: ter uma fé sobrenatural em Jesus. Crer além do trivial, do comum, do que a mera religiosidade crer.
            É preciso crer que Jesus é poderoso para ressuscitar sua família, de todos os tipos de morte que tenha vindo sobre ela (relacionamentos, finanças... Aleluias!!!!
            Ele poderoso para ressuscitar os relacionamentos de sua família.
            Prepare-se para o milagre da ressurreição. Jesus é levado até o sepulcro onde o corpo de Lázaro estava. Ao chegar lá, manda que removam a pedra que selava o túmulo e, após agradecer ao Pai por sempre ouvi-lo, brada: “Lázaro, saia!”.
Jesus está dizendo a você, SAIA! Ressuscite! Viva a vida que Jesus conquistou na cruz para você e sua família.

7ª - Semana:
Tema:             O Que Você Precisa Fazer Para Ser Salvo?
Texto:             Atos 16: 32-34
1. Creia Nele Para Salvação - “Confie no Senhor Jesus, e será salvo você e os de sua casa”.
            Aquele carcereiro estava desesperado ao ver que havia a possibilidade de seus prisioneiros terem escapado. Até pensou em se matar. Foi quando ouviu a voz de Paulo e Silas. Ao perceber o milagre dos cárceres abertos, implorou por salvação. Paulo e Silas lhe disseram que, para que ele fosse salvo, deveria crer em Jesus como seu novo Senhor.
            Para a salvação que Jesus quer dar a você, é necessário uma fé focada única e exclusivamente nEle. Não é uma simples fé religiosa, mas uma fé sobrenatural na pessoa e na obra salvadora de Jesus. Uma fé que é seguida de uma entrega total de sua vida a Ele.
            Não creia somente para obter favores, mas para ser completamente salvo por Ele.
2. Faça de Sua Fé Uma Decisão e de Sua Decisão um Estilo de Vida - “depois disso, ele os levou para a sua casa e serviu-lhes comida; ele e todos os seus festejaram o fato de confiarem em Deus”.
            Não somente o carcereiro, mas toda a sua casa passou a crer em Deus como seu único e verdadeiro Senhor. Eles foram batizados. Isso foi o sinal de seu compromisso e de sua família com o Senhor Jesus.
            Faça de Jesus o Senhor de sua vida e de sua casa. Comprometa-se com Ele e você viverá todas as suas bênçãos.


FICHA DE CONSOLIDAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

MINISTÉRIO APOSTÓLICO TEMPLO DAS NAÇÕES                               DATA:          /          /
NOME:                                                                                          NIVER: DIA (          ) – MÊS (          )
END:
TELEFONES: (Residência: .....................................)   –   (Celular.:................................Oper.............)
PT DE REF.: .........................................................................................................................................
RECEPCIONISTA:

C
O
N
S
O
L
I
D
A
Ç
Ã
O
CONVERSÃO?    (.............)    -    RECONCILIAÇÃO? (.............)    - ORAÇÃO?   (.............)   
PERFIL: ............................................................................................................................................
ESTÁ SENDO ACOMPANHADO(A)?
POR QUEM?
TELEFONAR: DIA/HORA:
VISITAR: DIA/HORA
NECESSIDADES
(   ) Peço orações;
(   ) Gostaria de receber Estudos Bíblicos
(   ) Solicito visita pastoral;
(   ) Preciso de acompanhamento e libertação
(   ) Tenho envolvimentos espirituais
(   ) Enfrento desafios na área familiar e emocional
(   ) Preciso de cura interior
(   ) Gostaria de ser visitado(a)
ESTADO CIVIL (     ) Casado(a) – (     ) Solteiro(a) – (     ) Viúvo(a) – (     ) Outros
DESVIADO NA FAMÍLIA? (....) QUEM?........................ ACEITA VISITA?...... QUANDO? ...............
ENFERMO NA FAMÍLIA? (....) QUEM?........................ ACEITA VISITA?....... QUANDO?................
CONSOLIDADOR(A): .................................................................................................................
RE
LA
RIOS
1° -
2° -
3° -
4° -

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CÉLULAS

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CÉLULAS
Série: DISCÍPULOS DE JESUS
Autoria: Apóstolo José Carlos Galhardo do Vale.

Tema:  O DISCÍPULO E O CHAMADO
Texto: Jo 10:26-27. "Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; 28. eu lhes dou a vida eterna, e amais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão".

1 - O DISCÍPULO OUVE A VOZ DE MESTRE -
- No mundo tão cheio de vozes, fica mais difícil discernir qual a voz a ser seguida.
- Muitos tem se perdido por darem ouvidos à voz do mundo.
- Jesus disse que suas ovelhas ouvem sua voz.
- Vivemos no meio de uma geração que está completamente perdida em meio às muitas vozes ao seu redor.
- Jesus te chama para ser seu seguidor e através de sua voz, achar direção para tua vida.

2 - O DISCÍPULO CONHECE SEU MESTRE INTIMAMENTE
               - Você só deveria seguir a alguém após conhecê-lo profundamente.
- Jesus quer que você o conheça profundamente.
- Muitos estão perdidos por estarem seguindo a pessoas erradas.
- Você conhece a Jesus profundamente? Deseja conhecê-Lo?

3 - O DISCÍPULO SEGUE OS PASSOS DE SEU MESTRE
               - Aquele que se tornou discípulo de Jesus deve seguir seus passos e seus ensinos.
- Jesus não procura admiradores, mas seguidores.

- Jesus não quer meros participantes de sua Igreja, porém membros fiéis de seu corpo

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CÉLULAS
Série: DISCÍPULOS DE JESUS
Autoria: Apóstolo José Carlos Galhardo do Vale.

Tema:  O DISCÍPULO E O FRUTO
Texto: João 15: 16. "Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda".

1 - O DISCÍPULO É UM ESCOLHIDO
               - Em meio a tantas pessoas, Jesus escolheu você.
- Você é alguém muito especial para Ele.
- Mesmo não merecendo, Ele o(a) escolheu.
- Mesmo conhecendo suas limitações, Ele o(a) escolheu.

2 - O DISCÍPULO PRODUZ FRUTO
               - O discípulo é alguém extremamente produtivo para Deus.
- Por estar ligado a Jesus, seu discípulo tem a capacidade de produzir muitos frutos.
- Não há esterilidade no Reino de Deus. Discípulos são fecundos e férteis.
- Deus nos fez com a capacidade de produzir frutos.

3 - DISCÍPULOS PRODUZEM FRUTOS PERMANENTES
               - Os frutos do verdadeiro discípulo de Jesus são frutos saudáveis. São frutos que sofrem todos os ataques e, por estarem saudáveis, permanecem.
               - Há saúde nos discípulos e por isso produzem segundo a sua espécie.
- Você nasceu em Jesus para produzir frutos e frutos saudáveis.

Reflexão:
Você tem produzido frutos?
Quis tipos de frutos você tem produzido?

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CÉLULAS
Série: DISCÍPULOS DE JESUS
Autoria: Apóstolo José Carlos Galhardo do Vale.

Tema:  O DISCÍPULO E O AMOR
Textos: "Gl 6:17. "Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus".
               “Jo 13: 34-35. "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".

Introdução:
O que caracteriza um discípulo genuíno de Jesus? Nossos dons? Nossas realizações?

1 - O AMOR DEFINE NOSSA IDENTIDADE EM DEUS
"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".
               - Não seremos conhecidos por nossa capacidade de profetizar, pregar, dançar ou fazer qualquer outra coisa.
- Paulo diz em I Co 13: 1-3. "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria".
- A igreja continua sendo excelente para realizar suas atividades, porém é fraca na prática do amor e do serviço.
- A Palavra diz em I Jo 3:18. Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.

2 - O AMOR DETERMINA NOSSAS ATITUDES
- Jo 13:4-5,12,14-15,17 "levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.  Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes".
- O amor e o serviço fazem parte do dever de casa do discípulo!
- O amor é a base e o serviço é o amor em ação!
- Quando nos movemos e agimos, manifestamos aquilo de que está cheio o nosso "POTE".

3 - NOSSA CAPACIDADE DE AMAR REVELA O NÍVEL DE NOSSA INTIMIDADE COM DEUS
- I Jo 4-7-8. "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor".

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CÉLULAS
Série: DISCÍPULOS DE JESUS
Autoria: Apóstolo José Carlos Galhardo do Vale.

Tema:  O DISCÍPULO E SUA MISSÃO (I)
Texto: “MT 28.16-20.

1. OS ÍNTIMOS TEM ACESSO A UMA REVELAÇÃO MAIOR
- "...lá vocês me verão..."
- Em At 1: 3, diz que Jesus, apareceu aos discípulos por um período de quarenta dias falando acerca do Reino de Deus.
- A ninguém mais Jesus falou sobre o Seu Reino, Ele só falou àqueles que eram íntimos o bastante para entenderem e para transmitirem a outros.
- Em Lc 24: 36-56, Jesus aparece aos seus discípulos e lhes abre o entendimento. A intimidade permite uma maior compreensão da Palavra para que possamos entender A Palavra.
- Em Mt 17: 1-8, Jesus chamou três de seus discípulos mais íntimos, Pedro, Tiago e João, e transfigurou-se diante deles. De todos os seus discípulos, esses experimentaram um nível ainda mais intenso e íntimo de revelação.
- Há um nível diferenciado para aqueles que ousam ir mais além em sua intimidade com o Pai.
- Quem busca intimidade, recebe, além da intimidade, glória e revelação.
- Os mais íntimos foram cheios do Espírito Santo (Pentecostes).

2. A MISSÃO É PARA OS ÍNTIMOS
- "...discípulos..."
- Em Jo 15: 14-17, Jesus, chama seus discípulos de amigos, amigos tão íntimos que Ele lhes ensinou tudo o que ouviu de seu Pai.
- Davi teve os seus valentes, os seus guerreiros mais íntimos e a eles confiou grandes empreitadas. As maiores batalhas de Davi, foram conquistadas por homens fiéis e íntimos. (I Cr 12; 28:1).
- Jesus também tinha os seus discípulos mais íntimos e, a eles, confiou o maior de todos os seus empreendimentos, o discipulado das nações.
- Os íntimos tem acesso ao coração de seu Senhor e, por isso, tem acesso aos maiores sonhos dEle.
- A missão de discipular as nações só podia ser confiada a quem esteve próximo o tempo todo; a quem abandonou tudo, por causa de seu Senhor e de sua missão.
- Aos íntimos o Senhor tem confiado uma missão, isso não é para os que só fazem número, mas para aqueles que estão comprometidos intimamente com seu Senhor e com sua missão.

3. INTIMIDADE DÁ ACESSO A AUTORIDADE E PODER
- Lc 24: 49 " Agora eu lhes envio a promessa do Pai; portanto, fiquem aqui na cidade até serem equipados com poder do alto".
- Em Mc 16: 20 lemos:  "E eles partiram e anunciaram as boas-novas em todos os lugares, e o Senhor cooperava com eles, confirmando a mensagem com sinais os sinais que a acompanhavam".
- Em At 1: 8 diz: "Mas vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a região de Judá e Samaria, na verade até os confins da terra".
- Todos os discípulos de Jesus que ousaram buscar um nível maior de intimidade, foram cheios de um poder do alto, e de uma autoridade sobrenatural.
- A lista de Hb 11, está cheia de homens e mulheres que foram íntimos de Deus e, por isso, foram capazes de realizar coisas sobrenaturais para Ele.
- A intimidade, é a essência para o sobrenatural.
- Àqueles que são íntimos, são conhecidos nos céus e no inferno, por anjos e demônios ( At 19:11-16 ).
- A intimidade te coloca num nível de visibilidade no mundo espiritual. Você não é mais um desconhecido, mas conhecido por todos.

4. INTIMIDADE GERA FILHOS
- Mt 28:19  " Vão e façam discípulos..."
- Só podemos gerar aquilo que somos. Só geramos filhos da mesma espécie.
- O maior fruto da intimidade são os filhos e eles são o produto final da intimidade.
- Jesus, pelo seu Espírito, nos torna tão íntimos seus que podemos gerar uma espécie semelhante a nossa: discípulos.
- Só os verdadeiros discípulos, geram discípulos verdadeiros.
- Reproduzimos nos outros, aquilo que Jesus reproduziu em nós, "...ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei..."
- Se não estamos gerando filhos, é porque estamos nos privando de nossa intimidade com o nosso esposo.
- Á semelhança dos filhos de Judá, não estamos gerando a próxima geração (Gn 38: 6-10 ), talvez, por sabermos que os filhos não serão nossos de fato, mas sim do Senhor.
- Nossa intimidade deve gerar filhos para o Reino de nosso Pai.
- Os filhos gerados por nós são do Pai; eles não nos pertencem.
- Não façamos como Onan, o filho de Judá, que lançava seu sêmem na terra para não gerar filhos para seu irmão, Er. ( Gn 38:1-10).
- Somos chamados para gerar filhos para o nosso Deus.

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CÉLULAS
Série: DISCÍPULOS DE JESUS
Autoria: Apóstolo José Carlos Galhardo do Vale.

Tema:  O DISCÍPULO E SUA MISSÃO (II)
Texto: Mt 28.18-20. “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

1 - O "VÃO" É UMA ORDEM E NÃO UMA OPÇÃO
- Jesus não deu aos seus discípulos, a opção de dizer não!
- Os Apóstolos e os primeiros crentes em Jesus, obedeceram irrestritamente a este comando!
- A Igreja tem um comando que ecoa pelos séculos passados e ecoará até o retorno de seu Noivo!

2 - O "FAÇAM DISCÍPULOS" É UMA ORDEM E NÃO UMA OPÇÃO
               - Jesus dá uma ordem aos seus Apóstolos: Reproduzam em outros o que receberam de mim!
- A Igreja tem uma ordem direta do Senhor Jesus para reproduzir em outros o que tem recebido de seu Senhor!
- Nós só podemos reproduzir o que temos em nós!
- Gn 38:6. “Depois Judá tomou para Er, o seu primogênito, uma mulher, por nome Tamar. Ora, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. Então disse Judá a Onã: Toma a mulher de teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar descendência a seu irmão. E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele”.
- Eles queriam o prazer sem a responsabilidade. Queremos a unção sem a responsabilidade de fazer discípulos.
- Por três anos Jesus andou, comeu e dormiu com seus discípulos! Agora, no momento mais crucial de seu ministério, onde Ele poderia falar de tantas coisas que ficassem gravadas na mente deles, Jesus falou sobre fazer discípulos!
- Esse é o propósito de Deus para a sua vida; FAZER DISCÍPULOS!

3 - O "TODAS AS NAÇÕES" É UMA ORDEM E NÃO UMA OPÇÃO
               - Quando criança, eu ouvia algumas pessoas dizerem em cultos de missões: "O Campo é o Mundo!".  O ir a "todas as nações", não é uma ordem somente para um grupo seleto de pessoas, mas é para todos os que se dizem CRISTÃOS!
- Jesus não mandou seus discípulos escolherem onde queriam ir, ele os enviou ao mundo!
- Ele tem nos enviado e... temos desobedecido!!!!
- Somos uma geração rebelde e desobediente ao IDE de Jesus!!!

4 - O "BATIZANDO-OS" É UMA ORDEM E NÃO UMA OPÇÃO!
               - O Batismo é a demonstração pública de fé em Jesus!
- O batismo é a demonstração pública de que a pessoa morreu para o mundo e ressuscitou para uma nova vida com Jesus!
- O batismo não é missão para os pastores ou apóstolos somente, mas para toda a igreja!

5 - O "ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE LHES ORDENEI" É UMA ORDEM E NÃO UMA OPÇÃO!
               - Como vamos ensinar a alguém a obedecer ao Senhor se nós somos os primeiros a desobedecê-Lo?
- Temos que fazer discípulos parecidos conosco que parecemos com Jesus!
- Temos que mostrar com a nossa vida o que é ser um autêntico seguidor de Jesus.
- Em Mt 5:13-16 nos diz: “Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
- Tt 1-16 “Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra”.
- Jo 6-27 “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo”.
- Jo 15.2-4-8. “Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”.

6 - O " EU ESTAREI SEMPRE COM VOCÊS" É UMA PROMESSA!
               - Jesus garantiu que estaria conosco para a execução dessa missão!
               - O livro de Atos mostra o poder desse evangelho sendo levado a toda parte, com poder, sinais e maravilhas!