Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

DIAGNÓSTICO DE ESTAGNAÇÃO ESPIRITUAL


  1. Ausência de Vida de Oração:

    1. O paciente tem uma disposição admirável para conversas frívolas e banais com seu semelhante, chegando a alugar seus ouvidos por horas esquecidas, mas em relação ao Senhor Jesus, silêncio absoluto.


  2. Omissão na Leitura da Palavra:

    1. Passa meses sem ler sua Bíblia empoeirada que ultimamente tem servido (e bem) como um mero e delicado objeto de decoração ou  Parque de Diversões para moscas, mosquitos, traças e etc etc etc


  3. Falta de Jejum:

    1. De tão gordo, parece até mais um candidato a Rei Momo do Carnaval carioca, mas espiritualmente falando mais parece um faquir indiano.


  4. Falta de amor, misericórdia e compaixão pelos perdidos:

    1. A Estátua da Liberdade ou mesmo o Cristo Redentor é capaz de transmitir nos seus admiradores algum sentimento, mas o nosso paciente continua frio e sem vida. Há muito tempo, inclusive, que desaprendeu até a sorrir:


  5. Desinteresse em visitar:

    1. Só o faz se possível for, tal qual uma tartaruga, ou seja, levando sua casa nas costas tamanha inércia.


  6. Valorização extremada dos seus interesses pessoais:

    1. Lavar o carro, cuidar da casa, ler o jornal, ir à feira... Estabelece estas atividades como verdadeiras prioridades inegociáveis, e às vezes estas atividades consomem-lhe tanto tempo e esforço, que o leva a deitar-se eternamente em berço esplêndido e perder o horário do culto.


  7.  Visão distorcida da sua missão:

    1. Atribui a outros o que por direito é sua missão, evangelizar, visitar, orar, subir o morro, andar no asfalto, repartir... 


  8. Cauterização dos seus ouvidos e olhos espirituais:

    1. A voz dos que clamam não passa de mero sussurro e o a alarido dos que prazerosamente correm para o inferno não lhe diz respeito.  Sua única filosofia é que eles não são mais inocentes. Seus olhos não choram mais por almas.


  9. Endurecimento coronariano:

    1. Egoísmo – A alegria da salvação dele é dele e ele não reparte com mais ninguém.

    2. Medo de Pescar – Se for em alto mar nem pensar, se na areia em raros momentos de lucidez talvez ainda pense em um futuro distante aventurar-se.


  10. Endurecimento das mãos:

    1. Falta de vontade de ofertar, contribuir, ajudar, dar-se; Quando o faz é cheio de ponderações e desconfianças. Manifesta abertamente a Síndrome do TÁBOM – Sempre funcionou assim, por que mudar? No seu padrão de qualidade não existe o item EXCELENTE.