Arquivo do blog

sábado, 4 de agosto de 2012

DIRETRIZES PARA O MINISTÉRIO DE EVANGELISMO - IDE

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO - IDE
DIRETRIZES

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA EVANGELIZAR
            a. Ler e estudar a Bíblia diariamente:
            “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se   envergonhar,  que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2.15). “Então Filipe, abrindo sua boca, e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus” (At 8.35). É preciso que os crentes, que desejam ganhar almas para Cristo, estudem sistemática, metódica e perseverantemente a Bíblia; aquilo que a eloqüência, o argumento e a persuasão humana não podem fazer, a Palavra de Deus o faz quando apresentada sob a unção do Espírito Santo.

b. Ter ardente amor pelas almas perdidas:
O evangelismo na igreja do primeiro século era caracterizado pelo esforço constante dos crentes no cumprimento do “IDE” de Jesus. As proibições, as ameaças de morte, as prisões, não puderam deter aqueles irmãos que inflamados pelo poder de Deus e pelo amor às almas perdidas, em nada tiveram suas vidas por preciosas contanto que pudessem cumprir com alegria a sublime missão que lhes fora dada pelo Mestre. Constrangidos pelo amor de Cristo (2 Co 5.14), eles não podiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido (At 4.20). Se quisermos lograr êxito no evangelismo em nossos dias, devemos pedir ao Senhor que nos encha o coração de amor, compaixão e misericórdia pelos perdidos.

c. Ter a vida santa, separada para Deus:
“Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado”; “'Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão”, (Sl 51.2, 13). Muitos crentes trabalham a toda força e não há frutos. Qual é a razão? O pecado é um impedimento à conversão de pecadores. Se não estivermos em comunhão com Deus, se estivermos nos descuidando da leitura diária da Bíblia e da oração, fatalmente teremos o coração de pedra e nosso trabalho não frutificará.

d. Aprender com o Mestre Jesus:
Texto: João 4.1-30. Acompanhe os passos do nosso Salvador evangelizando a mulher samaritana:
(1). Jesus aproveitou a oportunidade - embora cansado e faminto, pregou. Ele teve amor e espírito de sacrifício, tudo por uma alma perdida.
(2). Ele esperou o momento de estar a sós com a mulher.
(3). Ele não se importou com os preconceitos raciais, sociais ou religiosos.
(4). Entrou logo no assunto da necessidade espiritual da mulher.
(5). Não se afastou do assunto da salvação e nem se desviou do seu objetivo.
(6). Jesus fez a samaritana entender que era uma pecadora.
(7). Não atacou seus defeitos nem a condenou.
(8). Jesus demonstrou compaixão e interesse na vida da mulher
(9). Pediu água como objetivo de falar-lhe da Água da Vida.

e. Ser cheio do Espírito Santo:
A ordem de Jesus à igreja em Mateus 28.20, para pregar o evangelho, está intimamente ligada à afirmação anterior: '...é-me dado todo o poder no céu e na terra', bem como na afirmação posterior: 'Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos'. Essa promessa foi cumprida na pessoa do Espírito Santo. A presença de Jesus com os discípulos foi trocada pela onipresença do Espírito Santo, que está em toda a parte. É o Espírito Santo que capacita o crente e dá direção para a obra de evangelização.

f. Deve buscar levar uma vida de oração:
            Charles Haddon Spurgeon dizia aos seus colegas pregadores: “Devemos ter por norma jamais ver a face dos homens antes de vermos a face de Deus… Quem sai correndo da cama para as ocupações sem primeiro passar tempo com Deus, é tão insensato quanto o soldado que se lança na batalha sem armas nem armadura”. É por isso que Jesus nos ensina a orar sem nunca parar (Lc.18.1) e Paulo nos instrui a orar sem cessar (1Ts.5.17).

            g. Deve buscar ser amigo de pecadores:
            Nos evangelhos fica bem claro que Jesus gostava mais de estar com o povo do que com os líderes religiosos. Ele freqüentava as festas dos pagãos e era chamado de “amigo dos pecadores” (Lc 7.34). Andou entre o povo, falou sua língua, observou seus costumes, participou de suas festas e usou seus eventos (Lc 13.1-5) para chamar atenção para o que ele ensinava. Porém fez tudo isto sem comprometer sua missão.

OITO DICAS SIMPLES PARA EVANGELISMO PESSOAL
             1. Ore e peça que Deus lhe dê as palavras certas.
              “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar." (Cl 4: 2-4)
            2. Mostre amor quando falar
               “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (I Co 13:11)
            3. Seja sensível e autêntico
          “Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.”(I Ts 2:8)
            4. Memorize alguns versículos principais. 
              “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Tm 2:15)
  5. Faça uma apresentação simples. 
    “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (II Co 11:3)
            6. Lembre-se de que Deus vai estar usando suas palavras.  
               “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza; como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” (I Ts 1: 5)
            7. Aproveite todas as oportunidades para falar de Jesus. 
               “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.” (Cl 4:5)
            8. Fale com convicção e de forma agradável. 
              “O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.” (Pv 16:21)
            Lembre-se: O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo! Nosso papel é pregar o evangelho da Salvação. Seja com palavras ou através do testemunho fiel de Cristo em nossa vida! Sempre que estiver evangelizando alguém, não tenha pressa. Melhor passar uma tarde inteira com uma pessoa e está confessar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida do que falar com diversas pessoas e não obter nenhum fruto.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS NO EVANGELISMO
            Evite comer, beber, distrair-se com algo ou tomar qualquer atitude que indique displicência. Evite pedir água ou aceitar comidas.
Esteja de posse e utilize sempre a Palavra de Deus e dependa sempre do Espírito Santo, não pense que você é o tal. Não dê uma de sabichão ou professor. Se for o caso, prove sua imposição teológica com a bíblia.
Apresente-se, memorize o nome do entrevistado, trate-o sempre pelo nome. Use de bastante tato e aproveite as circunstâncias. Fale com convicção e seja positivo, porém nunca discuta, use sempre de sabedoria. Evite colocar as mãos no entrevistado e olhe sempre nos olhos.
Fale com brandura e com um semblante de paz. Evite algazarra (própria da juventude), demonstre interesse pela pessoa e seja atencioso(a).
Não ore de olhos fechados e não permita que os seus olhos busquem alcançar outro aposento da casa, que não aquele no qual se encontra.
Dê ênfase ao Senhor e nunca à Igreja. Evite discutir, falar alto e argumentar. Desligue o celular.
Saiba de cor o nome, endereço e telefone da Igreja.
Quanto aos homossexuais, trate-os por você, evite: querido... beijos, tapinhas e abraços. Obedeça sempre a recomendação bíblica, ou seja, dois a dois, bom senso nunca é demais. Faça questão de, se possível, ser ouvido e visto por mais alguém.
Quanto aos bêbados, evite contender, seja educado e espere uma outra ocasião mais propícia.
Evite falar muito próximo da pessoa (doenças), guarde uma distância razoável.
Não prometa nada que você não possa cumprir e nem fale em nome dos pastores da Igreja, nem tão pouco forneça nomes, telefones e endereços da liderança.
Atenção quanto aos trajes, decotes, unhas, cabelos, saltos, calças, roupas colantes e com botões...
 Observe ainda:
Prepare textos bíblicos que falem da salvação na pessoa de Jesus Cristo; Conheça bem os versículos bíblicos que for empregar. Evite: “Eu acho”, “Eu penso”, “Alguém falou”...
Peça à pessoa evangelizada que leia o texto indicado; Se não puder, então faça você mesmo a leitura e pergunte sempre à pessoa se ela entendeu o que leu ou ouviu;
Entre logo no assunto da salvação e mostre-lhe os versículos da Bíblia que você usa na conversação. Use SEMPRE a palavra de Deus, e não as da sua própria mente. Confie somente em Deus;
Explique o texto lido, mostrando sempre:
- A situação do homem como pecador
- A sua necessidade de salvação e transformação
- O poder salvador de Jesus Cristo
- Conclua, dizendo-lhe que o desejo e plano de Deus é lhe oferecer a Salvação pela fé em Jesus e faça a oração de aceitação com a pessoa convertida.

ESPECÍFICAS
            Providenciar:
- Apostila sobre Evangelismo, CD e Folheto Evangelístico.
- Criar um Blog/Mala Direta/Home Page próprio voltado para o Evangelismo.
- Trabalhar no “Encontro com Hora Marcada”. Envolver todas as Tribos com 15 minutos de oração diária.
- Às quartas-feiras chegar às 19:00 horas e aos domingos chegar às 17:30 horas com o objetivo de  efetuar o Evangelismo Pessoal.
            - O ME-IDE deverá abraçar a responsabilidade de também contactar com os novos convertidos ganhos no Evangelismo Pessoal. (visitando, telefonando e integrando-os à Igreja).
            - Ler todo o Novo Testamento se possível pelo menos duas vezes anualmente.
            - Promover Evangelismo Específico nos dias de Feriados Nacionais.
- Sempre que houver oportunidade, não ficar mais que doze (12) minutos ao lado de qualquer pessoa sem lhe falar do amor de Jesus.
            - Memorizar semanalmente um novo versículo e também evangelizar uma pessoa diferente.
- Efetuar Evangelismo Específico: “Terceira Idade”, “Crianças”, “Excluídos” (Mendigos/Bêbados...)
- Contribuição mensal de R$ 5,00 (Cinco reais)
- Motivar e envolver a igreja e as Tribos nos eventos evangelísticos, assessorando a liderança nos projetos de impacto na comunidade local. - Coordenar todas as atividades e projetos evangelísticos e missionários da igreja, promovendo na Igreja uma mentalidade comprometida com a Evangelização, mantendo a visão missionária da igreja acesa e crescendo.




METAS
SE
MA
NAL
- Evangelismo Noturno e/ou Estudo Bíblico no Bairro do Vasco, nas noites de Quintas-feiras (2ª e 4ª), no período das 19:30 às 21:00 hs, inicialmente limitado ao bairro do Vasco através de duplas evangelísticas.
MEN
SAL
- Reunião todo 2° Sábado às 19:30hs às 21:00, obedecendo o sistema de RODÍZIO.
- Toda 1ª  Segunda-feira efetuar “Jejum Total de 12 Horas.
- Todo 5° Sábado separar para um Evento de Pesca Comunitário.
BI
MEN
SAL
- Visitar Orfanatos, Asilos, Desviados, Enfermos e/ou Outros todo 4° Domingo.
- Estabelecer o 1° Sábado para o “Impacto Evangelístico nas Ruas do Bairro (Dia “D” de Evangelismo do Ministério).
TRI
MES
TRAL
- Fazer um Mutirão Social e Censo Evangelístico no entorno do Ministério no 3° Domingo, adotando famílias e promovendo a distribuição durante três meses de Cestas Básicas. Durante este período estaremos ministrando semanalmente à família Estudos Bíblicos.
- Ministração de um Intensivão de Evangelismo Pessoal na 3ª Segunda-feira.
- Promover um Evento de Pesca Comunitária no 5° Sábado.
- Dia da Beleza Feminina: Promover um Dia para tal visando alcançar as mulheres e jovens.
- Centésima Ovelha. Promover todos os esforços necessários para visitar, orar, amar, buscar a Ovelha Desgarrada. Ir pessoalmente ou enviar cartas personalizadas, e-mails, lembranças, convites...). Ao final do Culto preparar uma mesa contendo frutas, sucos e bolos. 5° Domingo.
A
NU
AL
- Realizar uma Confraternização no mês de DEZEMBRO.
- Realizar uma Gincana Bíblica no mês de Dezembro.
- Promover um Seminário de Evangelismo Pessoal.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO MINISTÉRIO DE EVANGELISMO - IDE
DOMINGO
SEGUNDA
                    QUINTA
          SÁBADO

Jejum Total (12 horas)
(00h00/12h00)
03Set; 01Out; 05Nov e 03Dez

Impacto (BiM) (09h00/12h00)
01Set e 03Nov


De volta para a
Mesa do Pai.
12Ago; 09Set; 14Out; 11Nov; e 09Dez

Evangelismo Pessoal
Estudo Bíblico
(19h30/21h00)
Todas
Reunião do ME-IDE
Rodízio - (19h30/21h00)
08Set; 13Out; 10Nov e 08Dez

Mutirão e Censo Evangelístico (TrM).
(09h00/12h00)
19Ago e 18Nov
Intensivão
Evangelístico (TrM)
(19h30/21h30)
17Set



Visitação Bimensal:
Órfãos, Idosos,
Enfermos, Desviados...
23Set e 25Nov

Evangelismo Pessoal
Estudo Bíblico
(19h30/21h00)
Todas


Dia da Beleza Feminina
(TrM)



Evento de Pesca
Comunitária.
(09h00/18h00)
29Set e 29Dez

  
OBSERVAÇÕES
ESPECIAIS
TERÇA-FEIRA
Célula  Evangelística
e/ou Estudo Bíblico
(Vasco)
(20h00/21h15)
QUARTA-FEIRA
Evangelismo Pessoal
Livre
(Vasco)
(17h30/18h30)
DOMINGO
Evangelismo Pessoal
Livre
(Vasco)
(17h30/18h30)

SUBSÍDIOS PARA EVANGELIZAÇÃO – PLANOS DA SALVAÇÃO
  
PLANO BÁSICO
&   O Padrão de Deus é a perfeição
o       (Lv 19:2 e Mt 5:48)
&   O Homem não consegue alcança-la por esforço próprio
o       (Sl 143:2; Ec 7:20; Rm 3:23)
&   O Homem não pode:
o       salvar-se a si mesmo (Pv 20:9),
o       depender de outro ser humano qualquer para redimi-lo (Sl 49:7; At 4:12; I Tm 2:5)
&   O Homem precisa:
o       admitir sua incapacidade de alcançar o padrão Divino (Is 64:6; Rm 3:9-12); e
o       arrepender-se do pecado (Lc 15:7; At 2:38; 3:19; 17:30,31; 26:19,20; Rm 2:4 e II Pe 3:9)
&   Reconhecendo-se perdido e crendo sinceramente no Senhor Jesus Cristo, o homem recebe:
o       a vida eterna (Jo 3:16, 36; 5:24; 11:25,26; Rm 6:23; Ef 2:8,9; Tt 3:5-7; I Jo 5:11-13); e
o       o perdão de seus pecados (Mc 16:16; Jo 3:16-18; 8:24; At 2:38;  Rm 10:9-13; Ef 1:7);
o       pela graça e misericórdia de Deus.
o
PLANO ROMANO (só utilizando a Epístola aos Romanos)
&   Somos pecadores                               (3:23)
&   O resultado do pecado                                    (6:23)
&   Deus providenciou uma solução           (5:8)
&   É necessário crer                                 (10:9)
&   É necessário confessar                                    (10:10)
& Invocar para ser salvo                          (10:13)
&
PLANO EM JOÃO
&   O amor de Deus                                  (3:16)
&   É necessário nascer de novo                (3:3 e 3:5)
&   É necessário crer                                 (3:18)
& Se não crer é condenado                     (3:18)

PLANO DAS PERGUNTAS
&   POR QUÊ devo ser salvo?
- Porque Somos pecadores (Rm 3:10,23);
- Porque Não podemos nos salvar (Ef 2:8,9).
&   COMO Deus resolveu meu problema?
- Cristo morreu por nós (Rm 5:8; I Co 15:3).
&   O QUÊ eu devo fazer?
- Recebe-lo (Jo 1:11,12)
&   QUANDO devo fazer isso?
- Agora (II Co 6:2)
PLANO DOS DEDOS DAS MÃOS
&    POLEGAR -     Eu sou pecador                                   (Rm 3.23)
&    INDICADOR     Deus odeia o pecado, porém me ama (Jo 3.16)
&    MEDIO -          Jesus morreu por mim                          (I Co 15.3-4)
&    ANULAR -        Eu devo aceita-Lo como meu Salvador             (Jo 1.12)
&    MINIMO -         Jesus me dá a vida eterna                    (Jo 10.27,28

QUATRO VERDADES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
1)       Deus te ama (Jô 3.16; I Jô 3.1)
2)       Todos pecamos (Rm 3.23; Rm 6.23)
3)       Jesus é o caminho (Rm 5.8; Jô 14.6)
4)       Você precisa aceitá-lo (Jô 1.12; Ef. 2.8,9)

  
FICHA DE ADESÃO
Nome:............................................................................. Níver (dia).................... (Mês)....................
Convencional:.............................................. Celular:................................... Operadora:....................
E-mail: ....................................................................      Facebook:.....................................................

 QUESTIONÁRIO PEDAGÓGICO

1.      Por que você quer integrar o Ministério de Evangelismo IDE?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.      Com que frequência você costuma ler a Palavra de Deus?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3.      Quanto tem orado diariamente?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4.      O que a Liderança do Ministério de Evangelismo pode esperar de você?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5.      Existe algum impedimento em qualquer área de sua vida que o(a) impeça de ser o exemplo dos(as) fiéis?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6.      A Liderança do Ministério de Evangelismo pode contar com você para caminhar ao seu lado em qualquer momento ou circunstâncias?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7.      Quais progressos no Evangelismo Pessoal você tem feito nos últimos 30 dias?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8.      O que a Liderança pode fazer para ajudá-lo(a) a tornar-se mais eficaz?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


SUBSÍDIOS EVANGELÍSTICOS:

QUESTIONÁRIOS:

            FELICIDADE
1.      Para você, o que é felicidade?
2.      Nos dias de hoje, o que as pessoas procuram fazer para serem felizes?
3.      Voce sabe a diferença entre SER feliz e ESTAR feliz?
4.      Você se considera uma pessoa feliz? Por quê?
5.      Você acredita que Deus pode completar sua felicidade? Por quê?

SOLIDÃO
1.      Você pode definir o que é solidão?
2.      Você acredita que a falta de pessoas a seu redor faz com que você sinta solidão? Por quê?
3.      Você tem sendito solidão mesmo estando rodeado de muitas pessoas? Por quê?
4.      Com  qual pessoa ao seu lado você não sente solidão? Por quê?
5.      Você crê que Deus pode suprir a sua solidão? Por quê?

FICHA DE ENTREVISTA

FICHA NÚMERO: ..................../.....................          -                      DATA: ........../............/.............

NOME: ............................................................................................................................................................
ENDEREÇO: ..................................................................................................................................................
TELEFONES: (CONV)........................................  (CELULAR)....................................... (OPE)..................

(..............) CONVERSÃO                (..............) RECONSILIAÇÃO         (..............) APENAS ORAÇÃO
TELEFONAR:    (     ) SEG  –  (   ) TER  –  (   ) QUA  –  (   ) QUI  –  (   ) SEX  –  (   ) SAB  –  (   ) DOM
MELHOR HORÁRIO? ........................ (MANHÃ) - ........................ (TARDE) - ........................ (NOITE)

VISITAR:           (     ) SEG  –  (   ) TER  –  (   ) QUA  –  (   ) QUI  –  (   ) SEX  –  (   ) SAB  –  (   ) DOM
MELHOR HORÁRIO? ........................ (MANHÃ) - ........................ (TARDE) - ........................ (NOITE)

MELHOR HORÁRIO? ........................ (MANHÃ) - ........................ (TARDE) - ........................ (NOITE)

NECESSIDADES:    (     ) Peço Orações.
                                    (     ) Solicito visita pastoral.
                                   (     ) Gostaria de receber Estudos Bíblicos.
                                   (     ) Tenho pessoa ENFERMA na família    - QUEM?...............................................
                                   (     ) Tenho pessoa DESVIADA na família. - QUEM?...............................................


PEFIL:   (..........) – ADOLESCENTE (..........) – JOVEM (..........) - ADULTO (..........) – IDOSO (..........)

OBSERVAÇÕES:
..................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
  
Responsável: ...................................................................................................................................................