Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

LARES DE PAZ


             O Lar de paz (LP) é diferente da Célula. Um LP é uma reunião periódica, programada, pré-definida, objetivando levar pessoas a Cristo de maneira informal e espontânea. Durante sete semanas uma família, que ainda não conhece a Cristo abre a porta de sua casa para o Projeto Evangelístico com duração de trinta minutos em horário e dia de sua escolha. O anfitrião do LP pode convidar tantas pessoas quantas quiser.
            Seria interessante orientar a pessoa que não convidasse crentes (Pastores, Irmãs do Círculo de Oração, Presbíteros...), mas... cada caso é um caso.
            Para dar respaldo e servir de exemplo, seria interessante o Agente de Paz possuir alguns requisitos, tais como: ser batizado, estar integrado a alguma Tribo, ter bom testemunho, ser dizimista..., o mesmo poderá, desde que cumpra suas responsabilidades, ter e ministrar em tantos LP quantos puder.
            Preferencialmente trabalhar em dupla (casal), obedecendo às faixas de idade, e/ou individualmente, obedecendo a seguinte direção sempre que possível: jovens com jovens, mulheres com mulheres, casais com casais, homens com homens.
Os Agentes precisam de algumas qualidades e sentimentos para dirigirem um LP, são eles: Responsabilidade, Assiduidade, Pontualidade, Perseverança e muito Amor.
            A questão do horário e dia para inicio das reuniões deve ser vista com extrema responsabilidade, atraso e cancelamento devem ser evitados.
            O objetivo maior é ministrar a Palavra e Orar em favor dos desafios apresentados. Lanches, Sorteios e etc devem ser evitados, mas caso seja oferecido não deverá ser recusado.
            Não podemos confundir LP com Células ou Discipulado. LP é mais uma ferramenta que nos ajudará a cumprirmos o IDE de Jesus, anunciando o Evangelho de maneira breve, objetiva e direta. Fale somente o necessário. Na Célula Evangelística o perdido/necessitado vem até ela, no LP o caminho é inverso, ou seja, você é quem vai até o perdido/necessitado.
            Antes de irmos às casas, devemos ter em mente que nada flui sem oração e interseção por isso já iniciamos os Projetos: “Oração com Hora Marcada” (12h00, 18h00 e 24h00) bem como “Jejum Total de 12 Horas” (00h00 às 12h00) sempre às segundas-feiras. Ambos os Projetos com duração de sete dias (que antecedem a abertura dos LP).
            Como forma de nos lembrar do compromisso assumido, adotamos o uso de uma Pulseira Vermelha, que deverá ser trocada todas as vezes que ficar gasta pelo tempo. O objetivo é fazermos menção diante do Senhor não três vezes, mas tantas vezes quantas pudermos para que Ele nos abra as portas dos lares, nos dê estratégias, quebre as cadeias, lance por terra as barreiras e nos mostre as pessoas com as quais Ele quer ter um encontro especial.
No decorrer das ministrações, o Agente de Paz poderá, caso sinta que deva fazê-lo, efetuar o apelo, bem como semanalmente lembrar aos componentes do LP que no dia ....../........, todos deverão fazer-se presentes na Igreja onde participaremos de uma Grande Celebração de Adoração ao Senhor.
            Entenda-se como Grande Celebração o fechamento de todo o processo na Igreja, onde após a última ministração, convidaremos todas as famílias onde ocorreram os LP a estarem presentes na Igreja e após a Celebração teremos um momento social bem como a entrega de Certificados.
            Depois de realizado todo o processo, se a família decidir continuar com uma reunião em sua casa pode-se abrir ali uma Célula Evangelística.
            Se depois de determinado tempo elas não se converterem, não faz sentido continuar evangelizando indefinidamente. Continue dando atenção para aquelas pessoas, mas não de uma maneira sistemática e insistente – procure formar novos LP com pessoas mais abertas e responsivas.