Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

APOSTILA DE EVANGELISMO

O QUE É EVANGELISMO?

          “Quando eu disser ao ímpio: certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei” (Ez 3.18)

          Definição: “Zelo em propagar o evangelho”.
Cada cristão deve considerar o trabalho de evangelismo pessoal como uma honra e grande privilégio que lhe é confiado a fazer pelo seu Mestre. Ele  deve reconhecer que não somente é grande privilégio, mas também é sua responsabilidade diante de Deus de testificar de Jesus às almas perdidas e fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para trazê-las à salvação em Jesus Cristo.

Mandamentos de Jesus acerca deste trabalho são explícitos:

·       “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” Mt. 28:19;
·       “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc. 16:15.
·       “Não Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” Jo 15.16

A NECESSIDADE DO EVANGELÍSMO PESSOAL
          - Todos os homens são pecadores e precisam de um Salvador.  Gl 3:22  Rm 3:23
- Cristo morreu por todos  I Tm 2:6  Mt 11:28  Is 53:5  II Co 5:14, 15
- Arrependimento é para todos os homens  II Pd 3:9  At 17:30 At 2:30 Lc 13:3
- Todos temos recebido, todos devemos dar  Mt 10:8  I Co 9:22  Jo 1:16  I Co  9:19

A grande necessidade espiritual do Mundo: 
Hoje vive mais gente no mundo do que todos quantos viveram de Adão até nossos dias. Há mais gente viva hoje no mundo do que todos que já morreram.
De Adão até o ano de 1830 de nossa Era, a população do mundo atingiu um bilhão.
Em 1930 subiu a dois bilhões.
Trinta anos depois, quase que alcançou mais outro bilhão.
Mais da metade da população atualmente nunca ouviu o Evangelho nem sequer uma vez !
Mais de mil tribos até agora não possuem nem sequer um trecho do Evangelho em suas línguas.
Mais de 100 mil almas estão partindo para a eternidade a cada 24 horas.
Anualmente o número dos que nascem é trinta vezes maior do que o numero dos que se filiam às igrejas cristãs.
Na África, enquanto os cristãos conseguem três conversões, os maometanos conseguem sete.
O Desafio:  - Há 24.000 povos no mundo e ainda faltam 8.000 para serem alcançados.   Há 7.148 línguas no mundo e mais de 4.000 delas não têm nada da Bíblia.
Hoje no mundo vivem um bilhão e setecentos milhões de almas que nunca foram alcançadas pelo Evangelho de Cristo.
 
O PECADO E A SALVAÇÃO

1. O que é Pecado?
a. É transgredir a lei de Deus (l Jo 3.4; SI 51.1; Lc 15.29). É uma "Declaração de Independência" de Deus. Em suma, é fazer a vontade própria;
b. É toda injustiça (l Jo 5.17). Isto é, e tudo aquilo que não é reto segundo o padrão divino;
c. É uma dívida para com Deus (Mt 6.12) - O homem uma vez cometendo pecado contra Deus, não pode desfazer o mesmo; a única esperança está no lado divino. É o perdão que obtemos de Deus mediante a morte vicária de Nosso Senhor Jesus Cristo;
           d. É não dar crédito a Cristo; não ter fé em Cristo (Jo 16.8,9). Não dar crédito a Cristo é um insulto a Deus que O enviou;
           e. É errar o alvo verdadeiro (Rm 3.23). Um dos principais significados da palavra pecado (gr. "hamartía") é errar o alvo.

A universalidade do pecado
          Inúmeras pessoas não podem se salvar porque não querem reconhecer que são pecadoras e muito menos perdidas. Se o homem não reconhece que é pecador, Jesus não poderá salvá-lo, pois ele veio salvar pecadores.
          Textos que mostram a universalidade do pecado: Rm 3.23; 5.12; l Jo 1.8,10; Is 53.6; Mc 16.15. Também SI 51.5; 58.3, que mostra que o homem não é pecador porque peca; ele peca porque é pecador.

Passos para o homem obter a salvação
a. O homem reconhecer que é pecador, (Rm 3.23)
- O primeiro passo para a salvação é o homem "reconhecer" que é pecador. Esse passo é efetuado pelo Espírito Santo, ao ouvir o pecador a mensagem da salvação (Jo 16.7,8). Esse reconhecimento do pecado é acompanhado de profunda tristeza por ter a pessoa vivido no pecado até agora, (At 2.37; 2 Co 7.10).
b. Confiar em Jesus como o seu Salvador, (Jo 1.12; At 16.31)
- Aqui trata-se da fé. Esse é o segundo passo. "Crer", no sentido bíblico é confiar de modo absoluto, apoiando-se ou descansando plenamente sobre aquilo em que crê.
Não é, como alguém pensa, um ato puramente do intelecto, mas de todo o seu ser interior. O requisito que Deus requer é crer, e nada mais, mas crer honestamente. Este segundo passo para a salvação inclue em si o arrependimento (2 Co 7.10; Mc 1.15). O pecador ao sentir tristeza pelo pecado, e ajudado pelo Espírito Santo, decide mudar de vida, deixar o pecado e voltar-se para Deus. Arrepender-se é andar no sentido contrário aquele em que vinha.
c. Confessar que Cristo é o seu Salvador, (Rm lO.lOb)
- Isto é "decisão" em si (At 3.19b). Confessar é declarar publicamente que a pessoa aceitou o Salvador. Após crer com o coração (segundo passo, Rm 10.10a), é preciso confessar ou declarar que agora é crente. Nesse momento o pecador confessa também a Deus os seus pecados, decidindo abandoná-los, e recebe o perdão (l Jo 1.9). Somente em o homem reconhecer que é pecador e compreender que o Evangelho é a verdade de Deus para a salvação, de nada adianta se não aceitar o Salvador, confessando-O publicamente. Não pode haver crente secreto, isto é só de coração. Quem aceita a Jesus como seu Salvador tem logo um desejo intenso e espontâneo de manifestar isso. Cada salvo sabe muito bem disso por experiência.
"A obediência do pecador a estes três passos resulta na salvação. Isso é infalível, operando a Palavra e o Espírito Santo".

OS SETE PECADOS DO EVANGELISMO

1º IMPROVISAÇÃO:  “Na hora Deus me dá a Palavra”.  Devemos estar sempre preparados. (1 Pe 3.15)  Devemos também nos dedicar ao estudo da Palavra de Deus e do mundo ao nosso redor. Vejamos o exemplo de Jesus. Ele estava pronto para falar com todo tipo de pessoa.

2º IMPACIÊNCIA:  Devemos ter mansidão e temor (1 Pe 3.15).  Mansidão: Biblicamente é aquele que exerce o auto controle. Jesus era manso, e quando se irou, se irou com controle; Ele sabia o que estava fazendo.

3º PREPOTÊNCIA: Arrogância, Altivez. (1 Tm 6.17): “Não sejais altivos”

4º ANTIPATIA: É você não se colocar no lugar do outro. O oposto é a empatia.(At 17.16) Existem pessoas que fazem evangelismo não por amor as almas, mas por causa do galardão.

5ª DESPREPARO: (2 Tm 2.15,16). “Não fomos chamados para contender, mas para pregar a palavra de Deus”

6º DESCONTINUIDADE: (Jo 4.37; 15.8; 1 Co 3.6-9).

7º TESTEMUNHO: (I Co 10.32; II Co 3.2,3; 1 Pe 3.15,16).

OITO DICAS SIMPLES PARA EVANGELISMO PESSOAL

          “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. (Romanos 1:16-17)

1. Ore e peça que Deus lhe dê as palavras certas. “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar." (Cl 4: 2-4)

2. Mostre amor, quando falar. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (I Co 13:11)

3. Seja sensível e autêntico. “Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.”(I Ts 2:8)

4. Memorize alguns versículos principais. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Tm 2:15)

5. Faça uma apresentação simples. “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (II Co 11:3)

6. Lembre-se de que Deus vai estar usando suas palavras. “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza; como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” (I Ts 1: 5)

7. Aproveite todas as oportunidades para falar de Jesus. “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.” (Cl 4:5)

8. Fale com convicção e de forma agradável. “O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.” (Pv 16:21)

          Lembre-se: O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo! Nosso papel é pregar o evangelho da Salvação. Seja com palavras ou através do testemunho fiel de Cristo em nossa vida!
          Sempre que estiver evangelizando alguém, não tenha pressa. Melhor passar uma tarde inteira com uma pessoa e está confessar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida do que falar com diversas pessoas e não obter nenhum fruto.

ILUSTRAÇÕES EVANGELÍSTICAS

          Fritz Kreisler (1875-1962), violinista internacionalmente famoso, quis certa vez adquirir um violino que sabia ser de excelente qualidade, mas não tinha no momento o dinheiro exigido. Ele voltou mais tarde, mas o violino já havia sido vendido para alguém. Perguntou ao vendedor quem o adquirira. Em seguida, foi à procura do comprador, conversou com ele, mas o homem não queria vender o violino recém-adquirido. Então Kreisler, algo desanimado, pediu ao homem que pelo menos o deixasse tocar um pouquinho antes de ir embora. Tomou nas mãos o instrumento, fechou os olhos, e tocou tudo o que sabia. Quando acabou, o homem estava tão encantado que disse: “Sr. Kreisler, depois do que acabo de ouvir, eu não tenho o direito de guardar esse instrumento comigo. É seu, leve-o ao mundo inteiro e faça com que as pessoas ouçam o que eu ouvi agora" -
          Nossa missão é tocar para os ouvidos do mundo a música sublime do Evangelho!

Um cego sem mãos lê a Bíblia
         Visitei um homem idoso, cego, paralítico e sem seus dois braços, nos EUA. Ao redor, no chão, estavam grandes placas. Quando lhe perguntei o que tinha acontecido, informou-me de um terrível acidente que havia lhe causado mutilação e todos os demais impedimentos físicos de seu corpo.
Inicialmente um grande desespero caiu sobre ele e o futuro parecia sem esperança alguma. "Mas, certo dia encontrei-me com Jesus Cristo", disse o homem idoso. "Pela fé recebi a Jesus em meu coração, como meu Salvador pessoal. Ele me deu a paz interior que supera todos os entendimentos.
         Esta nova vida, que nasceu em mim despertou um desejo de ler e estudar a Palavra de Deus. Mas como? A escrita de Braile (escrita para cegos, composta de pontos em relevo) também não poderia ajudar-me, pois não possuo mais os braços, nem mãos, nem os dedos das mãos.
Um dia Deus me falou pelo seu Espírito Santo:
"MacPherson, aprenda a ler com a sua língua. Então pedi uma Bíblia Braile e comecei a aprender. Isto exigiu muita paciência. Finalmente, depois de muito estudo consegui ler, utilizando minha língua ".
Pedi-lhe, então, que lesse para mim um trecho das Sagradas Escrituras. Aconteceu algo que jamais esquecerei: o homem idoso começou a ler com a língua. Primeiro tocava suavemente, o relevo da escrita Braile com a ponta de sua língua, depois pronunciava palavra por palavra. Dizia: "Alegrai-vos no Senhor..." (Sl 32:11).
         - "Quantos capítulos o Sr, leu desta maneira?".
- "Capítulos? Perguntou o idoso, sorrindo. Li toda a Bíblia do início ao fim, e isto várias vezes".
         Fiquei tão impressionado que não pude fazer mais perguntas. MacPherson foi um dos maiores cristãos que encontrei em minha vida.
         Pergunto: "E eu, com minhas mãos e meus olhos, busco ensino no Livro de Deus, ou me torno sem mãos e sem olhos desprezando o Livro de Deus?

REQUISITOS BÁSICOS PARA UM EVANGELISTA:

 1. Deve buscar uma vida de santidade:
          O cristão sempre deve buscar conformar suas atitudes com o caráter de Cristo, o que inclui seu modo de pensar (Fl.4.8), falar (Ef.4.29) e agir (Rm.6.11-13). Ele deve lutar para ser irrepreensível (1Pe.2.12) e santo (1Pe.114-16).

  2. Deve buscar uma vida de Intimidade com Deus:
          Intimidade com Deus é mais importante do que a nossa atividade para Ele. Para se obter intimidade é necessário gastar tempo, e o Evangelista deve investir seu tempo na busca de uma vida íntima com Deus.

 3. Deve buscar levar uma vida de oração:
          Charles Haddon Spurgeon dizia aos seus colegas pregadores: “Devemos ter por norma jamais ver a face dos homens antes de vermos a face de Deus…Quem sai correndo da cama para as ocupações sem primeiro passar tempo com Deus, é tão insensato quanto o soldado que se lança na batalha sem armas nem armadura”. É por isso que Jesus nos ensina a orar sem nunca parar (Lc.18.1) e Paulo nos instrui a orar sem cessar (1Ts.5.17).

4. Deve buscar uma vida de estudo das escrituras:
          Precisamos estudar a Palavra de Deus a fim de que conheçamos mais sobre o nosso Deus, e aprendamos como Ele quer que vivamos. Estudando a Palavra, estaremos também nos preparando para responder perguntas que poderão ser feitas.

 5. Deve buscar ser amigo de pecadores:
          Nos evangelhos fica bem claro que Jesus gostava mais de estar com o povo do que com os líderes religiosos. Ele frequentava as festas dos pagãos e era chamado de “amigo dos pecadores” (Lc 7.34). Andou entre o povo, falou sua língua, observou seus costumes, participou de suas festas e usou seus eventos (Lc 13.1-5) para chamar atenção para o que ele ensinava. Porém fez tudo isto sem comprometer sua missão.

 6. Deve saber expor a mensagem:
          Uma das instruções das escrituras sobre os cristãos é que eles devem estar preparados para responder àqueles que pedem a razão da esperança que temos (1Pe.3.15). Não podemos ser levianos com esse preparo: É parte do desenvolvimento espiritual do cristão o crescer em conhecimento e prática do evangelho.

 7. Deve ter bom testemunho:
          O cristão também deve ser alguém de comportamento exemplar, mas essa postura é exigida de modo especial quando se está entre aqueles que não conhecem a Deus (1Pe.2.15).

MANDAMENTOS DO EVANGELISTA:

  • Evitar comer, beber e distrair-se com algo que indique displicência (Pv 18.9; Jr 48.10). Evite focar o olhar em outras direções.
  • Procure evitar estar a sós com a pessoa no momento, obedeça a recomendação bíblica, da dupla evangelística; Não ore de olhos fechados.
  • Depender exclusivamente  do Espírito Santo, pois somente Ele pode salvar uma alma.
  • Pregar a Cristo somente e exaltar o Seu Nome (não a sua igreja). Usar amplamente a Palavra de Deus, a espada do Espírito, lendo-a diariamente..
  • Ser positivo, não atacando outras religiões, evitando sempre os assuntos polêmicos. Nunca discutir ou impor suas opiniões pessoas.
  • Jamais ficar 10 minutos ao lado de uma pessoa sem lhe falar de Jesus.
  • Dedicar diariamente no mínimo 15 minutos para oração.
  • Esteja de posse e utilize sempre a Palavra de Deus e dependa sempre do Espírito Santo
  • Apresente-se, memorize o nome do entrevistado, trate-o sempre pelo nome. Saiba de cor o nome, endereço e telefone da Igreja.
  • Use de bastante tato e aproveite as circunstâncias.
  • Fale com convicção e seja positivo, porém nunca discuta, use sempre de sabedoria.
  • Evite colocar as mãos no entrevistado e olhe sempre nos olhos. Fale com brandura e com um semblante de paz. Evite algazarra (própria da juventude)
  • Demonstre interesse pela pessoa e seja atencioso(a).
  • Não dê uma de sabichão ou professor.
  • Se for o caso, prove sua imposição teológica com a bíblia. Evite: “Eu acho”, “Eu penso”, “Alguém falou”...
  • Dar ênfase ao Senhor e nunca à Igreja.
  • Quanto aos homossexuais, trate-os por você, evite: querido... Evite beijos, tapinhas e abraços.
  • Não permita que os seus olhos busquem alcançar outro aposento da casa, que não aquele no qual se encontra.
  • Não entre dentro de casa de homossexual ou de pessoa do mesmo sexo. Faça questão de, se possível, ser ouvido e visto por mais alguém.
  • Quanto aos bêbados, evite contender, seja educado e espere outra ocasião mais propícia.
  • Evite falar muito próximo da pessoa (doenças), guarde uma distância razoável.
  • Não prometa nada que você não possa cumprir e nem fale em nome dos pastores da Igreja bem como não forneça nome, telefone e endereços dos líderes da Igreja.
  • Atenção quanto aos trajes, decotes, unhas, cabelos, saltos, calças, roupas colantes e com botões...
  • Evite falar alto. Desligue o celular. Não manuseie outra literatura que não seja a Bíblia.
 Observe ainda:
·       Prepare textos bíblicos que falem da salvação na pessoa de Jesus Cristo;
·       Peça à pessoa evangelizada que leia o texto indicado;
·       Se não puder, então faça você mesmo a leitura;
·       Pergunte à pessoa se ela entendeu o que leu ou ouviu;
·       Explique o texto lido, mostrando sempre:
o   A situação do homem como pecador
o   A sua necessidade de salvação e transformação
o   O poder salvador de Jesus Cristo
o   Conclua, dizendo-lhe que o desejo e plano de Deus é lhe oferecer a Salvação pela fé em Jesus.

Para ajudar veja alguns versículos utilizados na obra de evangelismo.
          João 3:16-18 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
          João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
          João 3:36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
          Rm 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Rm 10:9-10 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Rm 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
Rm 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
          Rm  3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
          Rm  6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
            Ez 33:11 - Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
          Ef 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
            Mt  11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
            II Pd 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia;mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
          Ap 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

AÇÃO EVANGELÍSTICA DO SENHOR JESUS
          Para realizar a salvação planejada pelo Pai, Jesus ocupou-se em intenso treinamento de seus discípulos. A eles caberia o trabalho de levar adiante o Evangelho. Para alcançar o seu objetivo evangelístico, Jesus:
          1) Selecionou os elementos para o trabalho – “escolheu doze dentre eles” (Lc 6. 13 = E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos);
          2) Associou-se com eles – “designou doze para estarem com ele” (Mc 3. 14 = E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar)
          3) Exigiu deles a consagração – “tomai sobre vós o meu julgo” (Mt 11. 29 = Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.);
          4) Transmitiu a eles o seu poder como condição e credencial – “receberei o Espírito Santo” (Jo 20. 22 = E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.);
          5) Demonstrou como deveriam proceder – “eu vos dei o exemplo” (Jo 13. 15 = Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.);
          6) Delegou autoridade e distribuiu o trabalho entre eles – “eu vos farei pescadores de homens” (Mt. 4. 19 = E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.);
          7) Esperou que eles se multiplicassem – “para que vades e deis frutos” (Jo 15. 16 = Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai ele vos conceda.)
8) Supervisionou pessoalmente o trabalho deles – “ainda não considerastes, nem compreendestes?” (Mc. 8. 17 = E Jesus, conhecendo isso, disse-lhes: Para que arrazoais, não terdes pão? Não considerastes, nem entendeis ainda? Tendes ainda a vosso coração endurecido?)

 QUATRO LEIS ESPIRITUAIS


Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

    1ª  LEI – DEUS  O AMA E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA SUA VIDA.
v O AMOR DE DEUS
"Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
v  O PLANO DE DEUS
Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" [uma vida abundante e com propósito. (João 10:10)
Por que a maioria das pessoas não estão experimentando essa "vida abundante"?

    2ª Lei – O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS.
v O HOMEM É PECADOR
"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus..." (Romanos 3:23)
O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus se desfez. Este estado de independência, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.
v O HOMEM ESTÁ SEPARADO
"Pois o salário do pecado é a morte..." (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23)
Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois.
O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc (tudo isto é vão).

    3ª Lei - JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O HOMEM PECADOR
Por meio dEle você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.
v ELE MORREU EM NOSSO LUGAR
"Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)
v ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..." (1 Coríntios 15:3-6)
v ELE É O ÚNICO CAMINHO
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6)
Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.
Mas não é suficiente conhecer essas três leis...

    4ª Lei – PRECISO RECEBER A JESUS CRISTO COMO MEU SALVADOR
Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.
v PRECISAMOS RECEBER A CRISTO
"Contudo, aos que O receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12)
v RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)
v RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
Cristo afirma: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..." (Apocalipse 3:20)
 Receber a Cristo implica arrependimento, deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados.
Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal
No momento em que, num ato de fé, você recebeu Jesus Cristo, diversas coisas aconteceram, inclusive as seguintes:
Ø  Cristo entrou na sua vida                           (Ap 3:20 e Cl 1:27).
Ø  Os seus pecados foram perdoados           (Cl 1:14).
Ø  Tornou-se filho de Deus                             (Jo 1:12).
Ø  Começou a viver a nova vida                     (Jo 10:10; II Co 5:17 e I Ts 5:18)

 SUBSÍDIOS PARA EVANGELIZAÇÃO – PLANOS DA SALVAÇÃO


PLANO BÁSICO
& O Padrão de Deus é a perfeição
o   (Lv 19:2 e Mt 5:48)
& O Homem não consegue alcança-la por esforço próprio
o   (Sl 143:2; Ec 7:20; Rm 3:23)
& O Homem não pode:
o   salvar-se a si mesmo (Pv 20:9),
o   depender de outro ser humano qualquer para redimi-lo (Sl 49:7; At 4:12; I Tm 2:5)
& O Homem precisa:
o   admitir sua incapacidade de alcançar o padrão Divino (Is 64:6; Rm 3:9-12); e
o   arrepender-se do pecado (Lc 15:7; At 2:38; 3:19; 17:30,31; 26:19,20; Rm 2:4 e II Pe 3:9)
& Reconhecendo-se perdido e crendo sinceramente no Senhor Jesus Cristo, o homem recebe:
o   a vida eterna (Jo 3:16, 36; 5:24; 11:25,26; Rm 6:23; Ef 2:8,9; Tt 3:5-7; I Jo 5:11-13); e
o   o perdão de seus pecados (Mc 16:16; Jo 3:16-18; 8:24; At 2:38;  Rm 10:9-13; Ef 1:7);
o   pela graça e misericórdia de Deus.

PLANO ROMANO (só utilizando a Epístola aos Romanos)
& Somos pecadores                      (3:23)
& O resultado do pecado               (6:23)
& Deus providenciou uma solução  (5:8)
& É necessário crer                       (10:9)
& É necessário confessar               (10:10)
& Invocar para ser salvo                 (10:13)

PLANO EM JOÃO
& O amor de Deus                        (3:16)
& É necessário nascer de novo    (3:3 e 3:5)
& É necessário crer                       (3:18)
& Se não crer é condenado           (3:18))

PLANO DAS PERGUNTAS
& POR QUÊ devo ser salvo?

- Porque Somos pecadores                       (Rm 3:10,23);
- Porque Não podemos nos salvar       (Ef 2:8,9).
& COMO Deus resolveu meu problema?
- Cristo morreu por nós                        (Rm 5:8; I Co 15:3).
& O QUÊ eu devo fazer?
- Recebe-lo                                          (Jo 1:11,12)
& QUANDO devo fazer isso?
- Agora                                                (II Co 6:2)

PLANO DOS DEDOS DAS MÃOS

& POLEGAR - Eu sou pecador                                              (Rm 3.23)
& INDICADOR           Deus odeia o pecado, porém me ama   (Jo 3.16)
& MEDIO -      Jesus morreu por mim                                    (I Co 15.3-4)
& ANULAR -    Eu devo aceita-Lo como meu Salvador          (Jo 1.12)
& MINIMO -     Jesus me dá a vida eterna                              (Jo 10.27,28

PLANO DAS QUATRO VERDADES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
1)    Deus te ama                              (Jô 3.16; I Jô 3.1)
2)    Todos pecamos                          (Rm 3.23; Rm 6.23)
3)    Jesus é o caminho                     (Rm 5.8; Jô 14.6)
4)    Você precisa aceitá-lo                (Jô 1.12; Ef. 2.8,9)

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA EVANGELIZAR
Em primeiro lugar, o ganhador de almas precisa ter a experiência da salvação. Se o crente não tem a convicção plena de sua própria salvação, como poderá convencer os outros?
a. Ler e estudar a Bíblia diariamente:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2 Tm 2.15). 'Então Filipe, abrindo sua boca, e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus' (At 8.35). É preciso que os crentes, que desejam ganhar almas para Cristo, estudem sistemática, metódica e perseverantemente a Bíblia. Aquilo que a eloqüência, o argumento e a persuasão humana não pode fazer, a Palavra de Deus o faz quando apresentada sob a unção do Espírito Santo.

b. Ter ardente amor pelas almas perdidas:
O evangelismo na igreja primitiva era caracterizado pelo esforço constante dos crentes no cumprimento do 'Ide' de Jesus. Nem as proibições, nem as ameaças de morte, nem as prisões, puderam deter aqueles irmãos que inflamados pelo poder de Deus e pelo amor às almas perdidas, em nada tiveram suas vidas por preciosas contanto que pudessem cumprir com alegria a sublime missão que lhes fora dada pelo mestre. Constrangidos pelo amor de Cristo (2 Co 5.14), eles não podiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido (At 4.20). Se quisermos lograr êxito no evangelismo em nossos dias, a exemplo de nossos irmãos no início do cristianismo, devemos pedir ao Senhor que nos encha o coração de amor pelos perdidos.

c. Ter a vida santa, separada para Deus:
- 'Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado'; 'Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão', (Sl 51.2, 13). Muitos crentes trabalham a toda força e não há frutos. Qual é a razão? O pecado é um impedimento à conversão de pecadores. Se estivermos em pecado, se não estivermos em comunhão com Deus, se estivermos nos descuidando da leitura diária da Bíblia e da oração, fatalmente teremos o coração de pedra e nosso trabalho não frutificará.

d. Aprender com o Mestre Jesus:
-Leia agora em sua Bíblia o texto de João 4.1-30 e acompanhe os passos do nosso amoroso Salvador evangelizando a mulher samaritana:
(1). Jesus aproveitou a oportunidade - embora cansado e faminto, pregou. Ele teve amor e espírito de sacrifício, tudo por uma alma perdida.
(2). Ele esperou o momento de estar a sós com a mulher.
(3). Ele não se importou com os preconceitos raciais, sociais ou religiosos.
(4). Entrou logo no assunto da necessidade espiritual da mulher.
(5). Não se afastou do assunto da salvação e nem se desviou do seu objetivo.
(6). Jesus fez a samaritana entender que era uma pecadora.
(7). Não atacou seus defeitos nem a condenou.
(8). Jesus demonstrou compaixão e interesse na vida da mulher
(9). Pediu água como objetivo de falar-lhe da Água da Vida.

Outros exemplos de Evangelismo Pessoal na vida de Jesus

1. A mulher pecadora na casa de Simeão.      Lc.7:36-50
2. Zaqueu ,o publicano.                                    Lc. 19:1-10
3. A mulher adúltera.                                        Jo. 8:3-11
4. Bartimeu ,o cego de Jericó.                          Mc. 10:46-52
5. Jesus e o mancebo de qualidade.                Mt. 19:26-22
6. Jesus e Nicodemos.                                     Jo. 3:1-19
7. Jesus e Natanael .                                       Jo ,1:47-51
8. Jesus e o sego de nascença.                      Jo. 9:1-41
.
e. Ser cheio do Espírito Santo:
- A ordem de Jesus à igreja em Mateus 28.20, para pregar o evangelho, está intimamente ligada à afirmação anterior: '...é-me dado todo o poder no céu e na terra', bem como na afirmação posterior: 'Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos'. Essa promessa foi cumprida na pessoa do Espírito Santo. A presença de Jesus com os discípulos foi trocada pela onipresença do Espírito Santo, que está em toda a parte. O apóstolo Pedro, fraco e tímido antes do Pentecostes, tornou-se em coluna após o revestimento de poder. É o Espírito Santo que capacita o crente e dá direção para a obra de evangelização.

FRASES EVANGELÍSTICAS

          "O exército do Senhor avança ajoelhado"
          “Evangelismo sem Intercessão é como uma dinamite sem o detonador, intercessão sem evangelismo é como um detonador sem a dinamite” (Reinhard Bonnke).
“ Muitos estão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos”.
Há famílias que jamais serão alcançadas pelas verdades da Palavra de Deus a menos entremos em seus lares.
Qualquer igreja que coloca no lugar da salvação soberana estratégias para atrair é uma Igreja prostituta (C. H. Spurgeon)
Evantelho que não confronta o pecado não pode ser chamado de evangelho.

MUNIÇÃO EVANGELÍSTICA

Filmes (DVD)
- Jesus                                              - A Cruz e o Punhal
- Inferno em Chamas                         - Porque Sofremos?
- Clamor na Montanha                       - O Arrebatamento
- Um Ladrão na Noite                        - A Grande Tormenta
- A Jornada da Vida                           - Jesus segundo o Evangelho de Lucas
- Cartas para Deus                            - Clancy, o Poder de um Coração Sincero.
- A Armadilha                                    - O Último Vôo.
- O Encontro Perfeito.                        - Desafiando Gigantes.
- A Virada.                                         - Prova de Fogo.
- O Arrebatamento I, II, III.                - O Peregrino.
- Rodeio da Vida.                               - Com quem você vai?
- Irmão Inimigo.                                 - Contagem Regressiva para a Eternidade.
- O Fim da Colheita.                          - O Final de Tudo.
- Atrás do Sol.                                   - Corrente Quebrada.
- Depurado pelo Fogo.